Mundo rural lidera a preservação ambiental

• Desde 1931, 4 de outubro é considerado o dia da natureza, da ecologia e dos animais. A data foi fixada num evento de ecologistas lá em Florença na Itália. Ela foi escolhida para coincidir com o dia de São Francisco de Assis, o padroeiro dos animais.

• Em matéria de cuidar da natureza e da biodiversidade, ninguém supera os produtores rurais brasileiros. Neste início de outubro, a Embrapa Territorial concluiu mais uma atualização de seu estudo do Cadastro Ambiental Rural, focado nas áreas dedicadas à preservação da vegetação nativa no mundo rural. Agora, essa quantificação está praticamente concluída para todos municípios, Estados, regiões e biomas brasileiros.


• As áreas dedicadas à preservação da vegetação nativa mapeadas em 5.953.139 imóveis rurais, registrados no CAR até fevereiro de 2021, totalizaram 227.415.630 hectares ou 26,7% do território nacional. Elas representam, em média, 49,4% da área dos imóveis rurais. Essa porcentagem varia regionalmente, mas o agricultor brasileiro só utiliza, em média, 50% do seu imóvel rural. A outra metade é dedicada à preservação da vegetação nativa. E não recebem nenhuma compensação ou pagamento por isso.

• Apesar de totalizar um valor tão significativo (26,7% do país), as áreas preservadas pelos imóveis rurais cadastrados no CAR não recobrem a totalidade das unidades agrícolas existentes no mundo rural brasileiro. Existe um adicional de vegetação nativa presente em estabelecimentos agropecuários, ainda não cadastrados no CAR.


• Pela primeira vez, a Embrapa identificou no Censo Agropecuário de 2017, 1.809.626 estabelecimentos agropecuários sem registro no CAR 2021 e não localizados no interior de áreas públicas protegidas (unidades de conservação integral e terras indígenas). O adicional de vegetação nativa existente e/ou dedicado à preservação foi estimado em, pelo menos, 55.446.941 ha ou 6,5% do território nacional.

• Em resumo, a área total destinada à preservação da vegetação nativa pelo mundo rural brasileiro, resultado da soma das áreas mapeadas nos imóveis rurais do CAR 2021 e da Censo Agropecuário do IBGE 2017 totalizou 282.862.571 ha ou 33,2% do território nacional. O mundo rural garante a preservação da vegetação nativa de um terço do Brasil, em terras essencialmente privadas.

Compartilhar

Deixe seu comentário