Agricultura, ciência e fé

• Dia 12 de outubro é feriado nacional e muita coisa é comemorada nessa data. Em todas essas diferentes festividades, o mundo rural está presente. As festas desse dia evocam a fé, a ciência, a esperança, a persistência e o alimento.

• A festa maior, razão do feriado nacional, é a da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Sua história ilustra a força e a persistência dos humildes. Sua imagem, rejeitada e partida, foi encontrada por simples pescadores. A pesca faz parte da agricultura e tem até uma secretaria especial no Ministério da Agricultura.

• No início da noite do dia 11 de outubro de 1492, um marinheiro da pequena esquadra de Cristóvão Colombo, gritou: - Terra. O comandante estava escrevendo seu diário. Subiu até a torre. Não se via nada. Percebeu alguma aparente luzinha, distante. Seguiram navegando lentamente naquela direção. Depois pararam. Ninguém dormiu. Colombo anota em seu diário: - Se for terra, se chamará San Salvador. Quando a luz do sol nasceu a Leste, iluminou a Oeste um Novo Mundo. Colombo era um pesquisador, um cosmógrafo. Calculara (errado) quantas léguas marítimas representava um grau da esfera terrestre. Unia intuição e persistência às suas habilidades marítimas.

• Dia 12 de outubro é também o dia da criança. O comércio foca muito nessa data. Como no Natal, buscam-se os presentes e o consumo. Infância é muito mais do que o comércio. Representa o futuro, as futuras gerações. São nossos descendentes. Todos, se quiserem e puderem, deveriam ter filhos. Deixar esse legado biológico e ancestral. Participar do mistério da vida. E manter vivo em cada um a dimensão infantil. Os peixes retornam à origem, ao subir contra a correnteza para desovar na piracema. Tornar-se criança, retornar a origem. O mestre dos pescadores também dizia: - Quem não se tornar como um menino, não entrará no reino dos céus. Dia de acriançar, como diria a Cora Coralina.

• Essa data de festejar a vida se completa com a dimensão do alimento. É dia do engenheiro agrônomo. A agricultura é milenar, mais de 10.000 anos. A agronomia é secular, 8 séculos. Agricultura visa a produção vegetal e animal. Agronomia é uma ciência. Ela estuda as leis que regem a produção vegetal e animal. O agrônomo precisa conhecer química, bioquímica, biologia, física, matemática, estatística, economia, meteorologia, genética, direito, mecânica, eletricidade e muita coisa mais.


• Dia 12 é mesmo um belo feriado. Reúne lições e exemplos de grande valor no mundo rural: a fé, a tradição, a ciência aplicada, o valor do trabalho e do persistir e esperança no futuro, no futuro de uma agricultura movida a ciência, com seus animados agrônomos.

Compartilhar

Deixe seu comentário