O mundo rural e o Brasil verde

A Embrapa Territorial colocou em seu site o estudo mais atual sobre a situação das florestas e da vegetação nativa do Brasil e sobre o papel dos agricultores na sua preservação. A pesquisa tratou os dados de 5.063.771 estabelecimentos agropecuários do Censo Agropecuário 2017 do IBGE e as informações geocodificadas dos 5.953.139 imóveis rurais do Cadastro Ambiental Rural (CAR) até fevereiro de 2021.  São quase seis milhões de quilômetros quadrados de áreas protegidas, preservadas e conservadas. Veja alguns destaques:

  • Áreas preservadas

Ao lado das áreas protegidas, o país mantém um enorme mosaico de áreas dedicadas a preservação da vegetação nativa em terras privadas. Hoje, elas estão mapeadas graças ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), instituído pelo Código Florestal, para todos os imóveis rurais. No início de 2021, graças ao avanço da informatização no campo, os dados geocodificados de cerca de 6 milhões de imóveis rurais e 4,6 milhões de km2 estavam registrados no Ministério da Agricultura.

O cômputo dos dados CAR e do IBGE pela Embrapa Territorial somou 2.828.589 km2 de áreas dedicadas à preservação no mundo rural, a maioria em terras privadas. Esses dados já haviam sido anunciados no Terra Viva. Os 5.953.139 imóveis rurais registrados no CAR contribuem com 2.274.156 km2 de vegetação nativa. Os 554.432 km2 restantes são de 1.809.626 estabelecimentos agropecuários, ainda sem registro no CAR, levantados pelo Censo Agropecuário 2017. Esse total representa 33,2% do país. O mundo rural preserva um terço do Brasil. E utiliza, em média, 49,4% da área dos imóveis rurais, caso único no planeta. O resto é dedicado à preservação.

  • Áreas verdes

As áreas protegidas em terras públicas e as preservadas em terras privadas totalizam 4.802.989 km2 ou 56,4% do Brasil. Ainda restam muitos locais com vegetação nativa não contidos em terras protegidas ou preservadas. Toda essa vegetação nativa foi quantificada, de forma complementar. Quando às áreas protegidas e preservadas agregam-se as de vegetação nativa existentes em terras devolutas, áreas militares e imóveis rurais ainda não cadastrados no CAR chega-se a 5.642.359 km2 ou 66,3% do território nacional.

  • Atribuição, ocupação e uso das terras

O gráfico o green card do Brasil, atualiza as áreas dedicadas à preservação e proteção da vegetação nativa e destaca o papel decisivo dos agricultores na preservação ambiental. Não é tanto a zona rural quem contém manchas de florestas e de vegetação nativa. É mais vegetação nativa, protegida e preservada em 66,3% do país, quem contém as atividades agropecuárias. O mundo rural brasileiro é uma sucessão de ilhas e arquipélagos num grande oceano de tons de verde.

Em conclusão, o mundo rural "ocupa" 63,4% do território nacional, usa apenas 30,2% dos quais 7,8% são lavouras. E dedica à preservação da vegetação nativa um terço do território nacional (33,2%).

Compartilhar

Deixe seu comentário