Agricultura e pecuária sempre foram complementares


- Em todo o mundo, a agricultura sempre ocupou as terras mais planas; ricas em nutrientes; úmidas, mas bem drenadas para produzir cereais e leguminosas. Conforme os mais curiosos pode conferir no livro online (em inglês) A History of World Agriculture: From the Neolithic Age to the Current Crisis, disponível no link https://pdfs.semanticscholar.org/f701/1d8e3b36c59c7d51c2da1e8f6f7d8ba92328.pdf. 

- As terras marginais, pouco propícias à agricultura, em relevos muito acidentados, com solos pedregosos e rochosos, ocupadas por vegetação aberta, rasteira, dominada por ervas e arbustos foram legadas à pecuária. Entenda o funcionamento da digestão dos ruminantes no link https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/digestao-dos-ruminantes.htm. 

- Ao impulsionar a cana-de-açúcar e cultivos alimentares em terras agricultáveis, nas regiões costeiras e em vales férteis, a Coroa Portuguesa também promoveu variados sistemas pecuários em outras regiões do Brasil, conforme menciona o colunista Evaristo de Miranda, em seu livro Natureza, Conservação e Cultura: Ensaio sobre a relação do homem com a natureza no Brasil (Metalivros, 2003). Consulte o link https://www.gambabooks.com.br/produto/natureza-conservacao-e-cultura/. 

- Na medida em que os sistemas de produção animal e vegetal incorporaram novas tecnologias, possibilidades inéditas de associação da pecuária com as lavouras surgiram, em diversas formas de valorização dos resíduos agrícolas pelos ruminantes, como o confinamento para a produção de carne e leite ou os diversos sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). Saiba mais nos links https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/43954458/residuos-agricolas-na-dieta-reduzem-consumo-de-agua-em-bovinos e https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/1055/sistema-integracao-lavoura-pecuaria. 

- Existe hoje um esforço tecnológico em produzir carne artificial a partir de vegetais, por meio de sofisticadas técnicas de processamento bioquímico e industrial de leguminosas e outras plantas, conforme se pode conferir no link https://www.sciencefocus.com/future-technology/the-artificial-meat-factory-the-science-of-your-synthetic-supper/.

Compartilhar

Deixe seu comentário