Brasil deve produzir mais de 50 bilhões de ovos em 2020

  • A produção comercial de ovos no Brasil cresce em ritmo constante desde 1987. Nos últimos 10 anos, a única exceção foi 2016, quando houve ligeira queda, logo superada.
  • Em 2010, o Brasil produziu 28.851.931.850 ovos. Em 2019 foram 49.055.709.215 unidades e a expectativa para 2020 é aumentar a produção em 5 a 6%, superando os 50 bilhões de ovos comercializados. A grande maioria dos ovos é para consumo interno, apenas 0,4% é exportado. Vale lembrar que não estão computados nestas estatísticas os ovos produzidos para consumo doméstico/familiar, cujo produto comercial é outro.
  • Os estados com maior produção e aumentos mais significativos na produtividade são, pela ordem, São Paulo (29% da produção comercial nacional), Espírito Santo (9,4%), Minas Gerais (9,3%) e Paraná (9,1%). Saiba mais sobre a produção de ovos no Brasil e outras estatísticas de mercado, no site da ABPA no link.
  • A par das tecnologias adotadas por produtores, informações corretas sobre as propriedades nutricionais dos ovos contribuíram para o aumento da demanda e do consumo de ovos. Houve um tempo em que os ovos eram considerados fontes do chamado “colesterol ruim”, mas esta informação equivocada passou a ser combatida com base em artigos técnicos, com a criação do Instituto Ovos Brasil. Conheça melhor o trabalho do instituto no link. E entenda algumas das vantagens de se consumir ovos com regularidade no link.
  • Na produção comercial de ovos existe um nicho crescente de mercado: os chamados ovos caipiras. Em geral, são ovos “vermelhos”, postos por galinhas de granjas com áreas verdes, onde as galinhas ciscam durante o dia em lugar de ficar em gaiolas dia e noite, comendo e botando sem parar. O bem-estar das galinhas “caipiras” garante a boa qualidade dos ovos.
  • Para atender a este nicho de mercado, a Embrapa desenvolveu uma galinha híbrida selecionada na unidade de pesquisa de Concórdia, Santa Catarina (Embrapa Suínos e Aves). Conhecida como poedeira colonial Embrapa 51, essa raça de galinha logo ganhou o apelido de “super poedeira” e conquistou os produtores de todo o país. Conheça a super poedeira Embrapa 51 no link.
  • Com o sucesso do melhoramento genético das poedeiras, pesquisadores de outras unidades da Embrapa se uniram à Embrapa Suínos e Aves para produzir uma cartilha completa sobre o sistema de produção de ovos, enfatizando a segurança alimentar e a sanidade. O título é “Ovos limpos nos galinheiros caipiras” e apresenta informações relacionadas aos cuidados com o galinheiro, o uso de comedouros com alimentação de qualidade, bebedouros com água fresca e potável e cuidados com a higiene e saúde das aves. A publicação também enfatiza a importância de medidas preventivas de doenças relacionadas com o consumo dos ovos. Acesse a cartilha online no link.
  • Em resumo, graças à genética, à tecnologia e à disseminação de informações técnicas, a produção de ovos no Brasil não vem crescendo apenas nas estatísticas, mas também em qualidade, para segurança e satisfação dos consumidores.

Compartilhar

Deixe seu comentário