Equinócio de Primavera marca o tempo de semear

Coluna Evaristo
• No equinócio, em todo o mundo – seja no Polo Sul, no Polo Norte, na China, em Madagascar, nos Alpes, no Saara, na Nova Zelândia ou no Brasil – o dia dura 12 horas e a noite dura 12 horas. Isso acontece duas vezes por ano: o dia tem exatamente a mesma duração da noite, em qualquer parte do globo terrestre.

• No Hemisfério Sul, setembro traz o Equinócio de Primavera e, março, o de Outono. No Hemisfério Norte, ao contrário, agora ocorre o Equinócio de Outono e, em março, o de primavera. Na verdade, o fenômeno é o mesmo: os dois equinócios marcam a passagem do Sol pela linha do Equador, cruzando de Sul para Norte (em março) ou de Norte para Sul (em setembro).
• No equinócio, o Sol percorre exatamente a linha do Equador. Seu nascer marca o ponto cardeal Leste e o poente marca o ponto cardeal Oeste. É um bom dia para calibrar bússolas.
• Em geral, o equinócio de março ocorre no dia 20 e o de setembro no dia 21. Mas, em alguns anos, o equinócio pode ocorrer no dia 21 de março e nos dias 22 ou até 23 de setembro. Isso acontece porque os astrônomos usam o Tempo Universal, marcado pelo movimento dos astros, para fazer o calendário de efemérides.
• Veja a explicação dos astrônomos da Universidade de São Paulo (IAG-USP) sobre os equinócios https://www.iag.usp.br/astronomia/pergunta/1521690432 e sobre as estações do ano https://www.iag.usp.br/astronomia/pergunta/1585947149.
• Saiba mais sobre o calendário gregoriano, instituído pelo Papa Gregório XIII em 1582, no link https://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_gregoriano.
• Antes do calendário gregoriano, em vários calendários antigos, o ano começava no Equinócio de Primavera lá do Hemisfério Norte (março). Era assim nos calendários babilônico, egípcio, grego, romano... Por isso, hoje temos uma defasagem entre os nomes de alguns meses e seu número em relação ao começo do ano. Outubro deveria ser o oitavo mês do ano; novembro, o nono e dezembro, o décimo.
• Neste ano de 2020, no Brasil, o Equinócio de Primavera acontece no dia 22 de setembro. É quando não há sombra na base dos postes ou do Marco Zero, em Macapá, única capital estadual localizada na linha do Equador, a zero grau de latitude. O Sol, na verdade, traça a linha do Equador no equinócio
• Confira como é o monumento Marco Zero, tido como ponto turístico em Macapá, no link https://pt.wikipedia.org/wiki/Marco_Zero_(Macap%C3%A1).
• No Brasil, o equinócio de setembro coincide com ou é próximo do Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro. Ele marca o tempo certo de plantar árvores aqui, no Hemisfério Sul, por ser o início da estação chuvosa.
• Muitos plantios comemorativos realizados no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) não dão certo no Brasil, pois falta umidade no solo para manter viva a muda plantada e há risco de queimadas. Só faz sentido plantar árvores em junho no Hemisfério Norte, pois lá é verão e os solos estão úmidos, inclusive pelo derretimento da neve, no caso das terras mais altas ou mais setentrionais.

Compartilhar

Deixe seu comentário